Esse apartamento Studio de 20m² apresentou um desafio a mais em relação a outros projetos: um desnível de cerca de 70 cm dividindo o local. Apesar da necessidade de ter uma escada apresentar um elemento a mais na circulação, com espaço a menos, havia um espaço entre lajes que pudemos tirar proveito para um armário-depósito.
Apesar de não ter uma grande vantagem com iluminação natural, pois encontra-se em andar baixo, foram utilizadas luminárias apropriadas, e deixamos a janela livre, para que trouxesse uma ambientação mais cosmopolita, que acompanha o estilo impresso no apartamento
Diferentes texturas aplicadas tanto em paredes, quanto nos diferentes materiais no piso, tiram o foco do tamanho diminuto do apartamento, faz com que os olhos estejam sempre se surpreendendo.
A pintura verde no teto da Cozinha, que é a entrada do apartamento, e tem naturalmente o pé-direito mais alto, em contraponto ao tom verde clarinho (verde menta) da marcenaria, traz uma harmonia visual interessante, e já, logo de cara, eleva a visão de quem adentra o espaço.
Tirando partido da área da escada, criou-se uma área de Refeição e Estar. Uma bancada em “L” permite uso misto dessa pequena área: nela é possível estudar, trabalhar, instalar um computador subindo a TV à parede, e ainda ter uma mesa de refeições. No sofá a área de descanso está bem em frente à TV. E ainda, atrás da escada, no espaço disponível entre lajes, uma simpática cortina de tecido fazia o papel de uma divisão ao armário-depósito, que era o melhor uso para esse “desnível”.
Móveis prontos foram mesclados a móveis feitos sob medida, e uma suave paleta de cores foi adquirida. Pintamos o teto e as paredes no mesmo tom, o que confere profundidade.
© 2020 Ligia Pannunzio | Arquitetura e Interiores
Design: StnWeb